Archives

Encerramento do ano da Pastoral Juvenil (Barcelos)

No último domingo, dia 27 de Julho, realizou-se em Fornelos, uma actividade para marcar o encerramento do ano da Pastoral Juvenil do Arciprestado de Barcelos. De manhã, os grupos reuniram-se para uma actividade de reflexão sobre a importância do movimento da Pastoral na actualidade, seguindo-se a Missa de Envio. Do nosso grupo, os enviados foram a Mara, o Edgar, o Vítor, a Marta, o Tiago, o Hugo e o Joel. Após a Missa de Envio, os grupos dirigiram-se para uma praia fluvial onde primeiro se almoçou e depois se realizaram diversas actividades lúdicas como paintball, escalada e matraquilhos humanos. Por volta das 18h00 terminou a actividade e os grupos regressaram às suas freguesias.


Noite de Festival em Braga


Não foi a grande noite que todos nós esperávamos, a de 12 de Julho, mas mesmo assim fizemos a festa, com gritos de apoio antes e depois da divulgação da decisão do júri. O "wwwuuuuuoooooohhhh BAR-CE-LOS" não deixava ninguém indiferente e mesmo quando fomos nós a puxar pelos nossos concorrente, gritando pelo nome das suas terras, eles com grande desportivismo respondiam gritando em bom tom "BARCELOS".

Foi sem dúvida bastante animada a nossa participação na final a nível da Diocese de Braga do XIV Festival Jovem da Canção Religiosa. A participar estavam os arciprestados de Barcelos, Guimarães, Braga, Esposende, Cabeceiras de Basto, Vila do Conde, Famalicão e o Núcleo de Famalicão do Corpo Nacional de Escutas (CNE).

Os grandes vencedores da noite foram o Núcleo de Famalicão do CNE, o único movimento a participar neste festival, ao ganhar o prémio de melhor música e de melhor canção, que lhes dá o passaporte para a grande final nacional a realizar no final deste ano ou no início de 2009 (data ainda a designar) na "Cidade dos Estudantes", Coimbra.

Apesar de termos feito uma óptima prestação nesta participação, ficamos bastante desiludidos, tal como outros grupos participantes, pois nem o género musical escolhido, que faziam lembrar música de cabaré, nem a interpretação se mostraram com a qualidade que todos esperávamos do grupo representará a diocese de Braga na final nacional. Não queremos com isto mostrar mau perder. Queremos apenas dizer que havia canções com muita mais qualidade do que a que saiu vencedora. Mas a decisão do júri é irrevogável e todo-poderosa, portanto o nosso único desejo é que representem Braga o melhor possível, pois certamente este seria o desejo do grupo vencedor caso fossemos nós ou qualquer outro grupo a representar Braga.

Boa sorte e até à próxima

Peregrinação ao Facho

No dia 6 de Julho de 2008, o GJ participou na peregrinação da Senhora do Facho. A procissão teve início na Igreja de Galegos S. Martinho e o nosso grupo em conjunto com os restantes grupos da pastoral juntou-se à peregrinação um pouco mais à frente. A Eucaristia foi presidida pelo Bispo de Braga D.Jorge. Após a celebração eucarística, os grupos reuniram-se para almoçar e ainda sobrou tempo para um saudável convívio.


Viagem

Fica aqui também a letra da música do festival:


Parto numa viagem,
Sem saber p’ra onde vou
Rumo ao desconhecido
Procurando quem eu sou

Busco mas não encontro
Olho sem conhecer
Sonhando c’o infinito
Me sinto a desaparecer


Pré-refrão:
Mas tocaste o meu coração
E me deste a tua água viva
Quebraste o meu mundo
E me deste sentido à vida

Refrão:
Eu quero um dia
Poder sentir e olhar,
Descobrir-me em ti
Podendo-me afirmar
Como uma parte de ti
Que humilde e pronta a ajudar
É sempre capaz de amar

Contigo a meu lado
Sigo sem olhar para trás
Já não sou eu quem caminha
Foi teu espírito, é capaz.

Serei pescador de homens
Que te busca além do olhar
Serei apenas teu espelho
Daquilo que tens p’ra ensinar

E os meus olhos se abriram
Tentando ver-te Jesus
E num céu cheio de estrelas,
Eu vi-te, eras a luz

Oh Senhor, vem comigo
porque o espírito santo
Oh Senhor, vem comigo
é pomba que vem sobre mim
Oh Senhor, vem comigo
e me leva a viajar
Oh Senhor, vem comigo
por um destino sem fim

XV Festival Jovem da Canção Religiosa

É já no próximo sábado que decorre em Braga o XV Festival Jovem da Canção Religiosa, no qual o nosso grupo representará o Concelho de Barcelos. Depois da grande vitória no festival do dia 8 de Março realizado na nossa freguesia, em que concorriam oito Grupos de Jovens do Arciprestado de Barcelos, todos esperamos o mesmo resultado. Caso isso aconteça, o nosso grupo irá representar Braga na grande final que se realizará em Coimbra.

Força GJ

Mensagem de Boas-Vindas

Bem-vindos a este espaço destinado ao registo da vida do nosso grupo, à divulgação das nossas actividades, à discussão de temas abordados nas reuniões. Precisamos da colaboração de todos, quer sejam membros do grupo ou demais amigos. A colaboração de cada faz-nos melhorar cada vez mais, portanto não hesitem em enviar textos, comentários, sugestões ou críticas.