Archives

Terceiras Jornadas de Educação para a Saúde

Nos próximos dias 6 e 7 de Março irão se realizar, nos Passos do Concelho, as Terceiras Jornadas de Educação para a saúde.

Esta acção é organizada pelo Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Barcelos em parceria com o Centro de Saúde de Barcelos/Barcelinhos e com a Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos e realiza-se no âmbito do projecto Agarra-te à Vida promovido pelo Pelouro da Juventude do Municipio de Barcelos, nas áreas da educação para a saúde, educação sexual e prevenção das toxicodependências.

De referir que a presidente do nosso grupo, Mara Pereira, irá no segundo dia de jornadas, dia 7, moderar um dos debates que se irá realizar.
 


Deixamos aqui várias hiperligações de interesse acerca destas jornadas:

Apresentação das jornadas;

Programa das Jornadas;

Ficha de inscrição para todos os interessados.

Uma História sobre a Amizade

Um professor diante da sua turma de filosofia, sem dizer uma palavra, pegou num frasco grande e vazio de maionese e começou a enchê-lo com bolas de golfe. A seguir perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio. Todos estiveram de acordo em dizer que 'sim'.
O professor tomou então uma caixa de fósforos e vazou-a dentro do frasco de maionese. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a responder que 'Sim'.

De seguida, o professor pegou numa caixa de areia e vazou-a dentro do frasco. Obviamente que a areia encheu todos os espaços vazios e o professor questionou novamente se o frasco estava cheio. Os alunos responderam-lhe com um 'Sim' retumbante.

O professor em seguida adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco e preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes riram-se nesta ocasião. Quando os risos terminaram, o professor comentou:

'Quero que percebam que este frasco é a vida. As bolas de golfe são as coisas importantes, a família, os filhos, a saúde, a alegria, os amigos, as coisas que vos apaixonam. São coisas que mesmo que perdessemos tudo o resto, a nossa vida ainda estaria cheia. Os fósforos são outras coisas importantes, como o trabalho, a casa, o carro etc. A areia é tudo o resto, as pequenas coisas. Se primeiro colocamos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos, nem para as bolas de golfe. O mesmo ocorre com a vida. Se gastamos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes. Prestem atenção às coisas que realmente importam. Estabeleçam as vossas prioridades, e o resto é só areia.' 

Um dos estudantes levantou a mão e perguntou: Então e o que representa o café? O professor sorriu e disse: 'Ainda bem que perguntas! Isso é só para vos mostrar que por mais ocupada que a vossa vida possa parecer, há sempre lugar para tomar um café com um amigo'.

Gostaram? Esperamos pelos vossos comentários..

Reisadas 2009

Após o adiamento das reisadas, que não se realizaram no passado dia 10 de Janeiro por motivos alheios ao Grupo de Jovens, realizou-se no passado dia 24 de Janeiro o tão esperado Cantar de Reis.

Uma noite bem passada, onde não faltou bastante animação, tanto da parte dos grupos participantes como também dos elementos do nosso grupo que propiciaram pequenos momentos de humor a que já nos vêm habituando. Ao todo participaram sete grupos, para além do nosso, que nos deliciaram com as suas actuações, fazendo reavivar uma tradição que todos os presentes não quererão, certamente, que se perca no tempo.

Em nome de todo o Grupo de Jovens, resta agradecer aos grupos participantes e também ao público presente por terem aderido a mais uma actividade organizada por nós. São, sem dúvida, um dos motivos porque queremos sempre fazer mais e melhor, dinamizando e aproveitando as grandes potencialidades que as nossas gentes e a nossa freguesia têm.

Deixamos aqui a lista dos grupos que participaram nesta edição das Reisadas:

  • Catequese;
  • Lavradeiras;
  • Grupo Folclórico Juvenil de Galegos Santa Maria;
  • Mater Dei;
  • Grupo de Jovens de Galegos Santa Maria;
  • Coral de Galegos Santa Maria;
  • Sopé do Facho;
  • Escuteiros. 

Uma Música que vale mais de mil palavras

Cabeças no Ar

“A Seita Tem Um Radar”

No meio dos amigos, aprende-se muito mais;
Do que em todos os manuais, histórias de fazer corar;
Coisas da vida reais, que nos querem ocultar
Quando os dias incertos, franzem o seu sobre-olho
E até os céus mais abertos, nos correm o seu forrolho
Quem é que não nos enjeita,
só a seita, só a seita.

Refrão:
A seita tem um radar, que apanha tudo no ar,
Na seita não há papão, tudo tem explicação.

No meio das amigas, aprende-se ainda mais
Vai-se mais longe que os sonhos e que a imaginação
As ciências naturais, cabem na palma da mão.

Refrão
A seita tem um radar, que apanha tudo no ar,
Na seita não há papão, tudo tem explicação.



A Seita Tem um Radar - Cabecas no ar

Deixamos aqui esta música que mostra, de certa forma, o espíritio que se vive no nosso grupo.. Comentem ;)

Resultado das Eleições no GJ

É com muito prazer que vimos anunciar os resultados das eleições realizadas no passado dia 9 de Janeiro.

A contagem dos votos ditou uma larga vantagem para a Mara, continuando, desta forma, no cargo de presidente. Sendo a direcção proposta a mesma que a vinha acompanhando no último ano: Vítor, Marta, Hugo e Tiago.

Estas eleições, mais que um simples escurtínio para eleição do presidente, foram um voto de confiança e de reconhecimento a uma direcção que realizou um excelente trabalho no ano de 2008. Os resultados deste trabalho estão à vista, estando o grupo cada vez mais unido, num ambiente de entreajuda e amizade. Mais que um grupo de jovens, somos cada vez mais um grande grupo de amigos.

Também nesta noite foi votado o regulamento interno, aperfeiçoando os estatutos que continham algumas lacunas, nomeadamente no que respeita ao estatuto de membro activo do grupo. O regulamento interno foi aprovado pela maioria dos elementos. Havendo apenas divergências quanto ao direito de voto por correspondência.

Deixamos aqui a lista dos elementos que ocupam os diversos cargos:

  • Direcção:

Presidente - Mara Pereira

Vice-presidente - Vítor Silva

Tesoureiro - Hugo Sá

Secretário - Marta Silva

Secretário - Tiago Coelho

  • Assembleia:

Presidente - André Santos

Vice-presidente - Daniela Cardoso

Secretário - Edgar Quintas

  • Conselho Fiscal:

Joaquim Gonçalves

Luís Abreu

André Cardoso

Grupo do GJ no hi5

O GJ tem um grupo no hi5. Estamos em todo o lado! Aqui fica o link para que todos possam juntar-se ao grupo:

Grupo GJ_hi5

Eleições no GJ

Lembramos todos os elementos do Grupo de Jovens de Galegos Santa Maria que as eleições para a nova direcção do grupo se realiza no próximo dia 9 (sexta-feira).
Pede-se a participação de todos os elementos, pois este é mais um momento decisivo da caminhada que o nosso grupo tem feito.

Não faltem!

Missa do Galo

Como já é tradição, o Grupo de Jovens fez uma representação da história do nascimento de Jesus durante a celebração eucarística da Noite de Natal. Esta mesma representação foi ainda repetida no dia 3 de Janeiro para que todos aqueles que não estiveram presentes na Missa do Galo pudessem ver o que lá se passou.

Este ano a representação teve a nuance de ser em parte cantada. Pudemos constatar no final que foi do agrado de quem assistiu, sendo os elogios repartidos por todos os elementos do grupo.

É este entusiasmo do povo de Galegos que nos faz ano após ano querer fazer melhor, inovar e se as circunstâncias nos permitirem no próximo ano faremos ainda melhor.

A todos, o nosso muito obrigado.