Archives

Feira Tradicional



No Sábado dia 12 de Setembro, o Grupo de Jovens de Galegos Santa Maria voltou a mostrar que está bem vivo e cumpriu a tradição de anos anteriores, recriando assim, a Feira Tradicional.

A iniciativa criada tinha como finalidade serem relembrados antigos costumes que estão infelizmente quase extintos, sendo que a desfolhada passa por eles. O Grupo de Jovens, não querendo perder esta oportunidade de juntar toda a freguesia em festa, envolveu-se com alma e coração neste projecto.

A Feira Tradicional contou com vários jogos tradicionais, venda de animais domésticos, uma feirinha com compotas e doces confeccionados pelos elementos do Grupo, frutas e legumes cedidos por familiares e amigos, tasquinha com rifas e uma de restauração, o porco assado e claro, a desfolhada.

Decorreram vários leilões durante a festa, com uma forte adesão do elevado número de conterrâneos presente. Já a animação foi entregue a um grupo de amigos que tão carinhosamente nos proporcionaram momentos musicais, deliciando-nos com músicas regionais de todos conhecidas. Já no final da feira, alguns elementos do Grupo Folclórico Juvenil de Galegos Santa Maria, de forma informal, cantaram e dançaram as suas afamadas canções, incitando os presentes a aprender uns pezinhos de dança folclórica. Ainda de salientar que , durante a desfolhada, foram inúmeros os cantares relembrados pelos mais velhos, transmitindo um legado que sem estas iniciativas tenderá a perder-se no tempo.

No final, ficou uma avaliação muito positiva, com grande adesão de grandes e pequenos que participaram, para gáudio do Grupo, activamente. Foram cumpridos, mais uma vez, os objectivos e esperanças que tínhamos depositado na Feira. Quanto ao Grupo de Jovens, todos nós nos divertimos bastante com o projecto, embora tenha sido bastante cansativo, valeu bem a pena.

Esperemos que, proximamente, possamos recriar novamente as velhas tradições...

Para toda a Freguesia um sincero obrigado!

Uma Grande Lição de Vida

Steve Jobs é co-fundador da Apple, umas das maiores empresas de informática do mundo, foi convidado para discursar em 2005 para alunos formandos da Universidade de Stanford, uma das mais conceituadas universidades do mundo.

Além da típica alfinetada na Microsoft, o discurso de Steve Jobs é muito profundo e verdadeiro, vale a pena acompanhar, pois é uma forte lição de vida.

O discurso está dividido em duas partes:



Dá que pensar...

Oração do Amigo


Há muito tempo se diz que, quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro precioso. Há muito tempo se diz que amizade verdadeira dura para sempre. Não tem aquelas tempestades da paixão e nem a calmaria exagerada do descompromisso. É o meio termo. É a bonita sensação do estar perto e, de repente, deixar o silêncio chegar. Não exige tanto. Exige tudo.

As amizades nascem do acaso. Ou de alguma força que faz com que uma simples brincadeira, uma informação, um caderno emprestado, uma dor seja capaz de unir duas pessoas. E a cumplicidade vai ganhando corpo, e o desejo de estar junto vai aumentando, e, com ele, a sensação sempre boa do poder partilhar, de se doar.

Há muito tempo se diz que os amigos verdadeiros são aqueles que se fazem presentes nos momentos mais difíceis da vida, naqueles momentos em que a dor parece querer superar o desejo de viver.

De facto, os amigos são necessários nesses momentos. Mas, talvez, a amizade maior seja aquela em que o amigo seja capaz de estar ao lado do outro nos momentos de glória, e vibrar com essa glória. Não ter inveja. Não querer destruir o troféu conquistado. Aplaudir e fazer-se presente. Ser presente.

A amizade não obedece à ordem da proporcionalidade do merecimento. Não há sentido em querer de volta tudo o que com generosidade se distribuiu. A cobrança esmaga o espontâneo da amizade. E a surpresa alimenta o desejo de estar junto.

O amigo gosta de surpreender o outro com pequenos gestos. Coisas aqui e ali que roubam um sorriso, um abraço, um suspiro. É tudo puro, é tudo lindo.
Há muito tempo se diz que não é possível viver sozinho. A jornada é penosa e, sem amparo, é difícil caminhar.

Juntos, os pássaros voam com mais tranquilidade. Juntas, as gaivotas alternam a liderança para que nenhuma delas se canse demais.

Juntos, é possível aos golfinhos comentarem a beleza de um oceano infinito. Juntos, mulheres e homens partilham momentos inesquecíveis de uma natureza que não se cansa de surpreender.
Eu te peço, Senhor, nesta singela oração, que me dês a graça de ser fiel aos meus amigos. São poucos. E impossível seria que fossem muitos. São poucos, mas são preciosos. Eu te peço, Senhor, que me afastes do mal da inveja que traz consigo outros desvios. A mesquinhice A terrível mesquinhice que humilha, que maltrata, que faz sofrer.

Eu te peço, Senhor, que o sucesso do outro me impulsione a construir o meu caminho, e que jamais eu tenha ânsia de querer atrapalhar a subida do meu amigo. Eu te peço, Senhor, a graça de ser leal. Que eu saiba ouvir sempre e saiba quando é necessário falar.

Senhor, sei que a regra de ouro da amizade consiste em não fazer ao amigo aquilo que eu não gostaria que ele me fizesse. E te peço que eu seja fiel a essa intenção. E sei que essa regra fará com que o que se diz há tanto tempo se realize na minha vida. Que eu tenha poucos amigos, mas amigos que permaneçam para sempre.

Senhor, protege os meus amigos. Que, nessa linda jornada, consigamos conviver em harmonia. Que, nesse lindo espectáculo, possamos subir juntos ao palco. Sem protagonista.

Ou melhor, que todos sejam protagonistas, e que todos percebam a importância de estar ali. No palco. Na vida.

Obrigado, Senhor, pelo dom de viver e de conviver. Obrigado, Senhor, pelo dom de sentir e de manifestar o meu sentimento. Obrigado, Senhor, pela capacidade de amar, que é abundante e é sem-fim.

JMJ - Madrid 2011



Na quinta-feira dia 30 de Julho de 2009 foi divulgado o logótipo que representará as próximas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), a realizar em Madrid entre 16 e 21 de Agosto de 2011

O autor do logotipo chama-se José Gil-Nogués, é espanhol e designer gráfico e explicou que este logotipo representa "os jovens de todo o Mundo, que se juntam para celebrar a sua Fé, junto ao Papa, à Cruz, e formam a coroa da Nossa Senhora de Almudena, padroeira de Madrid".
A Cruz, sinal do cristão, preside o encontro do Papa com os jovens, tornando visível, com o seu testemunho, o tema das JMJ: "edificados em Cristo, firmes na fé”.

Sobre a forma, o designer esclareceu que “o símbolo possui um traço espontâneo e firme, como a juventude do século XXI. É próximo, afável, aberto. Alegre, descontraído e positivo”.
“O uso de uma paleta de cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) transmite um calor inconfundível, sinal de identidade de uma cidade como Madrid e de um país como Espanha. Estas cores são reflexo também do ‘calor divino’, do Amor trinitário”, declarou José Gil-Nogués.

Prevê-se que a participação dos jovens se situe entre um milhão e meio e dois milhões de pessoas, entre os 18 e os 29 anos, de quase todos os países do planeta.

Que acharam do logótipo??? Deixem a vossa opinião...

Fonte: http://www.zenit.org/

Feira Tradicional


[Clique na imagem para ampliar]

O Grupo de Jovens volta a animar as noites de Galegos Santa Maria com uma nova edição da Feira Tradicional que decorrerá no dia 12 de Setembro, a partir das 21:30, na praceta da Sagrada Família.

A festa contará com a tradicional desfolhada, jogos tradicionais, feira de produtos regionais, tasquinhas, leilões, música e muita diversão!!!
Delicie-se com as nossas iguarias, reviva velhas tradições e acima de tudo DIVIRTA-SE!