Archives

Missão Jovem 2010

“Caro amigo,
Bem-vindo ao Missão Jovem’10.
O Missão Jovem é um espaço jovem de festa, alegria, comunhão, diálogo e abertura e aventura.”

Assim começava a Mensagem de Acolhimento do Missão jovem 2010, promovido pelo Centro vocacional Juvenil dos Missionários Combonianos de Portugal no fim de semana de 3 e 4 de Julho na Maia. A organização tinha assim como objectivos principais, promover o encontro, a partilha, a amizade entre os jovens e a reflexão sobre temas como o compromisso cristão e a evangelização. Portanto o Grupo de Jovens de Galegos Santa Maria fez questão de participar com um grande número de elementos, incentivando, mais uma vez, à afirmação da fé cristã no quotidiano de cada um de nós. A saída de Galegos foi feita bem cedo, para que o grupo conseguisse chegar a tempo, sem ter que andar com pressas, cumprindo assim o horário estipulado pela organização, que tinha estipulado a recepção aos grupos entre as 9 da manhã e as 10.30h.

À chegada, depois de uma viagem bastante divertida, repleta de cânticos, a inscrição foi confirmada e foi entregue a cada um, uma bolsa que continha o programa dos dois dias, entre outros brindes. O Grupo foi, então, encaminhado para o grande pátio que o “lar” dos Missionários Combonianos proporcionava e deu-se início a uma série de jogos e animações variadas bastante divertidas. Por volta das 11h, depois de muitos risos e brincadeiras, iniciou-se a cerimónia de abertura. Todos os grupos se juntaram e começaram a ser ensaiados cânticos, com um ambiente excelente, onde a alegria dos músicos se fez transparecer nos rostos e cantares de cada um. De seguida cada grupo apresentou-se, falando um pouco de si e das suas actividades na paróquia. Depois, foi apresentada toda a organização, onde transmitiram a sua mensagem e deram as boas vindas a todos os participantes.

Por volta do meio dia, a cerimónia de abertura já tinha acabado e o grupo juntou-se para um almoço partilhado. A organização fez a escolha certa e optou por deixar cerca de uma hora e meia para cada grupo almoçar, dando tempo para descansar e para se interagir com outros grupos em partidas de futebol, entre outras coisas.
Assim que chegou acabou a período de almoço, os grupos voltaram a juntar-se e cada elemento foi distribuído por diferentes paróquias, conforme a imagem que encontravam dentro da bolsa que tinham recebido quando tinham chegado. As paróquias de Águas Santas, Vermoim, Gueifães, Santo António de Corim, Maia e Avioso – Santa Maria, acolheram assim, os participantes da Missão Jovem 2010. O objectivo deste “envio” foi dar a conhecer as diferentes actividades feitas em cada paróquia e como cada uma encarava a vida cristã.

Feita a visita às paróquias, os grupos tiveram a oportunidade de descansar novamente, aproveitando para merendar, tendo sido este, oferecido pela organização. Depois de uma hora de descanso, às 18h iniciou-se uma nova cerimónia, em que cada “grupo” contava a sua experiência na passagem pela paróquia, que o tinha acolhido e foram apresentadas as Cruzes Missionárias que tinham passado pelas mãos de cada grupo participante. Após a sua apresentação, deu-se início a um dos mais belos momentos do dia 3, quando um senhor, que sofria de paralisia cerebral e cegueira, mostrou a todos, com a sua forma alegre e serena, que a força de continuar, de seguir em frente, está dentro de cada um de nós e nunca devemos desistir dos nossos sonhos. Uma verdadeira lição de vida, sem dúvida.

Depois deste momento, o jantar foi servido e de seguida, iniciou-se um concerto com duas bandas religiosas, que com a mensagem das suas letras, fizeram muitos centrarem-se em frente ao palco.

Quando os concertos já estavam para acabar, o GJGSM despediu-se da actividade e fez-se à estrada, rumo a casa. No momento da partida, foram muitos os que lamentaram a participação num só dia, enquanto que, a actividade durava dois. Apesar disso, a resposta foi unânime, quando, aos elementos participantes, foi colocada a pergunta “O que acharam da actividade?”: O resultado não poderia ter agradado mais aos corajosos que dispensaram aquele Sábado para se afirmarem.

Quanto àqueles que não participaram, só ficaram a perder, pois foi sem dúvida, um dia em cheio. Cheio de brincadeiras, cheio de convívio e cheio de fé… Afinal, é disto que o Grupo de Jovens precisa.

2º Aniversário!!!

Depois de uma semana em que três dos nossos membros festejaram o seu aniversário (para os mais distraídos os aniversariantes foram: os dois Danieis e a Daniela) , chegou a vez do nosso Blog fazer anos! :D


Já passaram dois os anos desde o dia em que começamos a registar o quotidiano do nosso grupo na web, e esperamos que estes sejam apenas os primeiros de muitos.

Fica aqui o primeiro post colocado neste Blog, que ainda hoje faz muito sentido:

"Bem-vindos a este espaço destinado ao registo da vida do nosso grupo, à divulgação das nossas actividades, à discussão de temas abordados nas reuniões. Precisamos da colaboração de todos, quer sejam membros do grupo ou demais amigos. A colaboração de cada faz-nos melhorar cada vez mais, portanto não hesitem em enviar textos, comentários, sugestões ou críticas."


Abraços Amigos