Archives

Retiro 30/31 de Outubro

No último fim de semana de Outubro, o Grupo de Jovens de Galegos Santa Maria partiu com cerca de 25 dos seus elementos para os Cruzios, local escolhido para o retiro espiritual que o GJ faz todos os anos.
A chegada aos Cruzios deu-se por volta das 9.30h e às 10.30h, depois de toda a gente estar instalada, deu-se início a uma espécie de "Tribunal" onde o grupo foi dividido em dois e cada parte deveria argumentar sobre o tema "Eutanásia". Foi através deste tema que as diferentes opiniões de cada um foram reveladas e todos se ficaram a conhecer um pouco mais.
De seguida preparou-se o almoço: Foram criados 4 grupos, que deveriam decorar e embelezar as suas mesas, onde o almoço era partilhado. Depois foi elegida a melhor mesa, que como prémio não teria de arrumar.
Entretanto o tempo melhorou e aproveitou-se para passear pelos campos dos Cruzios e recolher algumas castanhas.
Após o regresso à casa onde o grupo estava alojado, um padre residente disponibilizou-se para dar uma palestra sobre a Eutanásia e o que a Igreja tinha a dizer em relação a isso. Rapidamente se tornou numa reflexão a alegria de viver e lutar pela vida, como exemplo a Madre Teresa de Calcutá. Depois houve um tempo de descanso, seguido da preparação do jantar, onde também se iniciou a construção de cruzes de lã. Enquanto isso, foi-se buscar o padre que iria celebrar a missa para nós, antes do jantar.
Depois do jantar iniciou-se uma palestra com o mesmo padre que celebrou a nossa missa e jantou connosco, subordinado ao tema "Namoro/Casamento", escolhido pela maioria dos membros do GJ. A palestra foi longa, e como tal, as horas foram passando e o cansaço começou a esbater-se sobre todos. Assim, foi preparado um exercício em grupo de relaxamento, onde houve quem não resistisse e deixasse fechar os olhos. Mergulhados já numa noite profunda, os jovens começaram a recolher-se nos seus dormitórios, sempre com brincadeira à mistura, enquanto que foi criado um pequeno altar, onde cada um dos participantes escreveria os seus objectivos e sonhos para o futuro, que seriam colocados por trás de uma tela com o logo do grupo e as mãos de cada um pintadas.
No Domingo de manhã preparou-se o pequeno almoço e deram-se os últimos retoques nas cruzes de lã, que depois de reunidas foram distribuídas pelos elementos, que ficaram com outra cruz sem ser a sua. Depois deu-se por encerrado o retiro 2010 do GJGSM e arrumou-se a casa, partindo rumo a Galegos, certamente com uma nova mensagem no coração e uma bagagem mais pesada às costas...

Parabéns a todos os que trabalharam para que o retiro fosse um sucesso!

Para o ano há mais, malta!

Category:   3 Comments
Última hora - GJGSM no VIII Festival Nacional da Canção Jovem de Mensagem!

Podem começar já a desmarcar tudo o que tiverem para fazer no dia 5 de Dezembro, pois o Grupo de Jovens de Galegos Santa Maria, venceu hoje, dia 23 de Outubro, o concurso musical do dia Arquidiocesano do Animador, passando assim, automaticamente a representar toda a Arquidiocese de Braga em Fátima no dia 5 de Dezembro, no "VIII Festival Nacional da Canção Jovem de Mensagem" às 16h00, no Centro Pastoral Paulo VI.

Para quem já não se recorda da música que nos levou ao sucesso, aqui fica ela:



Cumprimentos, Grupo de Jovens Galegos Santa Maria

Category:   8 Comments