A Associação Grupo de Jovens de Galegos Santa Maria trata-se de uma associação constituída por escritura pública no cartório notarial do concelho de Barcelos, detentora de personalidade jurídica ao abrigo do artigo 158º do Código Civil Português.
Em sua representação, a direcção desta associação, de acordo com os estatutos da mesma, vem por este meio esclarecer toda a comunidade de Galegos Santa Maria, principalmente, e a todos aqueles a quem este tema lhe mereça interesse, sobre as suas reais funções na comunidade: A Associação Grupo de Jovens de Galegos Santa Maria é um grupo que se destina ao desenvolvimento das capacidades cívicas, culturais, bem como religiosas de todos os seus elementos. Esta, trabalha com o intuito de criar bons e saudáveis hábitos na juventude da paróquia. Pretende, para além de ajudar no desenvolvimento dos seus membros, trabalhar em prol da comunidade de Galegos Santa Maria, bem como do concelho de Barcelos. Encontra-se disponível para cooperar com organismos públicos como, por exemplo, Junta de Freguesia e/ou Câmara Municipal, Paróquia de Galegos Santa Maria, incluindo todos os grupos e associações da freguesia, associações pastorais e Diocese. Serve o presente também para clarificar que a mesma cumpre escrupulosamente toda a legislação em vigor na República Portuguesa, sendo todos os elementos pertencentes tratados por igual; não está vinculada a nenhuma força partidária nem segue qualquer ideologia política, seja ela de esquerda como de direita, e seguindo o disposto no artigo 13º da Constituição da República Portuguesa.
É de bom grado esclarecer também que a direcção repudia todos os actos de pessoas que tenham o intuito de difamar fortuitamente qualquer um dos membros, quer sejam eles activos ou passivos, actuais ou antigos elementos, pois todos eles preenchem uma página na história da associação. Clarifica-se também que se mantém distante de qualquer tipo de polémica e/ou assuntos dos quais não lhe diz respeito, salientando que o seu comportamento ao longo da sua história é de isenção em todo e qualquer assunto que não lhe afecte directamente, nem ao seu bom nome. Se por fruto das circunstâncias tal acontecer, cabe à direcção e a todos os membros honrar a sua bandeira, o seu estatuto e o seu bom e digno nome.
Para qualquer esclarecimento adicional, as portas da associação encontram-se abertas para todos aqueles que vieram por bem, todas as sextas-feiras, das 21h às 23h, na sala do Grupo de Jovens, no Centro da Sagrada Família, Galegos Santa Maria, sede social da Associação. Subscrevemo-nos atenciosamente a toda a comunidade,
A Direcção.