Archives

Festas de S.João



É chegado o verão, chega o calor e é tempo de deixar de lado as roupas quentes e sair para a rua. Como não podia de deixar de ser, o Verão chega sempre acompanhado de festas e alegria, e as primeiras a entrar em cena, são as tradicionais festas dos santos populares.
Já é tradição, na nossa terra, festejar-se o São João em grande, e o Grupo de Jovens, não quis ficar de lado colaborando com a organização para, em conjunto, tornar esta celebração inesquecível.
Na semana que antecedeu as celebrações, já trabalhamos afincadamente em nas horas livres que os elementos tinham, na elaboração da Cascata de São João, uma simbólica cascata representativa do baptismo de Jesus, que ficou exposta, ao lado da Capelinha de São João.
Na Sexta-Feira, enquanto um grupo musical animava a noite e encantava os presentes com músicas populares e alguns covers, o GJ esteve ocupado em animar o estômago do público… Foi montada uma barraquinha em frente à capela onde todos se puderam deliciar com o porco assado, caldo verde, moelas e alguns bolos para a sobremesa, e se refrescar com um bom copo de cerveja, ou uma bebida fresca.
Como é tradição o sábado foi o ponto alto da festa e altura de ver marchar toda a gente, uma noite divertida sem sombra de dúvidas, onde muitos dos nossos elementos deram um arzinho da sua graça ao mostrar a toda a gente que até eles sabem dar à anca… uns com mais jeitinho que outros, penso que ninguém ficou mal visto e toda a gente se divertiu.
Por último chega o domingo, e chega também o fim da festa, com a tradicional missa campal, que o nosso grupo teve o prazer de animar, e mais para o fim do dia com a também tradicional sessão de fogo de artifício.

Abraços Companheiros ;)

ps: Algumas fotos foram "roubadas" daqui

Visita Papal - Porto

8 horas da manhã e já estava pronto para ir para os Aliados… Não podia ter perdido a oportunidade de ver o nosso líder máximo religioso: Papa Bento XVI.

Fiquei maravilhado pela enorme multidão que acolheu o papa, infelizmente não consegui assistir à missa na Avenida dos Aliados. Faltava ainda uma hora e meia para começar a celebração e já estava lotada a principal Avenida da Invicta.

Nos dias que antecederam a visita ao Porto, o Papa surpreendia Portugal com as suas palavras. De inicialmente desconfiados e reticentes, todos os Portugueses ficaram enternecidos com um homem sorridente, meigo que consegue captar o carinho de multidões. Para além desta transfiguração na opinião pública, destaco a visita pela frontalidade e humildade com que Bento XVI assume os pecados da Igreja, não os negando e, sobretudo, assumindo que a estrutura da Igreja necessita de uma reflexão profunda sobre o seu passado recente.

“Os ataques ao Papa e à Igreja não vêm só de fora, os sofrimentos da Igreja vêm do seu próprio interior, do pecado que existe na Igreja.”, Papa Bento XVI.

11041533[3]

Até 2011 em Madrid. Estaremos lá contigo por Jesus.

Jornadas Mundiais da Juventude, Madrid 2011

 

Joaquim Gonçalves

Visita Papal

Alguns elementos do GJ estiveram presentes na missa realizada pelo Papa Bento XVI no passado dia onze, em Lisboa, e resolveram partilhar connosco como viveram esse dia, uma boa iniciativa, aqui fica o texto escrito por eles:

"No passado dia 11 de Maio, o Santo Padre Bento XVI realizou uma missa em
Lisboa, no seguimento da sua visita ao nosso país.
Como Jovens Cristãos que somos, sem vergonha ou pudor de demonstrar a nossa fé,

dirigimo-nos à Praça do Comércio para assistir à dita celebração.

Sei que para muita gente era, de todo, impossível participar neste
acontecimento mas dado que conseguimos arranjar algum tempo, demos
um saltinho até à Praça e, sem dúvida, demos por bem investida a nossa ida àquele local.
Afinal não é todos os dias que podemos desfrutar de uma missa celebrada pelo Papa!!


Tivemos ainda o privilégio de observar o Santo Padre, tal como
as fotografias do slide demonstram, o qual para nosso gáudio, passou bastante
perto de nós a acenar e a dar bênçãos.

Já tínhamos tido o prazer de estar num evento com Bento XVI nas Jornadas
Mundiais da Juventude em Colónia 2005, com o GJ.
Contudo, desta vez, durante esta visita Papal sentimos algo mais intimista
e terno, ao contrário da distância existente na Alemanha.

Sei que outros membros do GJ estiveram presentes na missa Papal na cidade do
Porto, espero poder ler aqui brevemente as suas reacções e sensações vividas
naquela manhã.

André's S. e C. "