Ciclo de Conferências: Consciência e Religião

Nova Imagem de Mapa de Bits(Clique na imagem para aceder ao site da iniciativa)

 

Mensagem da Organização:

“Este Ciclo de Conferências tem por objectivo encetar o debate e a discussão interdisciplinar aberta, relativamente à problemática da consciência, individual e colectiva, sobretudo na sua relação com a Religião e a Ciência.


A Consciência tem sido um dos objectos de maior controvérsia nos últimos 30 anos de progresso científico. Afinal o que é a Consciência? Qual o papel da mente? Qual é a sua natureza? Pode a Ciência entendê-la cientificamente? Será a Consciência alguma coisa muito especial e única ou será só mesmo um subproduto de um cérebro complexo? Que papel tem a Consciência na Evolução e Génese da Vida? Uma nova Cosmogonia?


Não é de facto um problema trivial, porque as inúmeras questões levantadas têm sido inequivocamente alvo de teorizações, reflexões, investigações e vivências pelos bastidores da Ciência.


As Religiões, como grande portal metafísico do indivíduo e da sociedade, desde sempre detiveram diferentes postulados relativamente à existência e origem da consciência.


Numa era globalizada em que o diálogo inter-religioso parece ser imprescindível para esta nova revolução paradigmática que se vive nas diferentes dimensões da Vida – individual, social, económica, cultural e científica – muitas outras perguntas certamente se alteiam.


Que papel e postura terão que adoptar as diferentes religiões para estes diferentes níveis? Qual é o futuro das religiões e as religiões do futuro? Espiritualidade religiosa e científica? Qual o papel da consciência neste processo? As últimas evidências da neurociência desafiam a experiência religiosa ou mística? Em que medida poderão as diferentes tradições místicas contribuir para esta problemática?


A Razão, a Fé, a Revelação, a Ética, a Moral, o Livre Arbítrio são algumas das variáveis que intervêm nesta incursão pelos incontáveis caminhos da Consciência e da Religião. Certamente, serão alvo de debate neste ciclo de conferências.


Tendo em conta a complexidade dos temas aqui abordados, foi convidado um painel de oradores nacionais e internacionais com manifesta reputação nas áreas em que intervêm, percorrendo as diversas confissões Religiosas aos vários ramos da Ciência – Física, Neurociências, Filosofia, Teologia, Medicina, Antropologia, Biologia, História, etc.


Pretende a organização deste evento, criar, de uma forma sistemática e ritmada, um local de debate onde estas áreas de reflexão se unam, permitindo uma especulação construtiva, que lance uma nova luz sobre estas temáticas.”

tree

 
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response.
1 Response
  1. Olá! =)

    Gostei de vos visitar e sei que também visitaram o cantinho do meu GJ 'Chama'! =) Obrigada!

    beijo*

    Susana