A união faz a diferença


Houve uma reunião numa marcenaria, onde as ferramentas se juntaram para acertar as suas diferenças.
O martelo estava na presidência, mas os participantes notificaram-no que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho e além do mais passava todo tempo a golpear.
O martelo aceitou a culpa, mas pediu que também fosse expulso o Parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque o parafuso concordou, mas por sua vez pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.
A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro, que apenas media os outros segundo a sua medida, como se fosse o único perfeito.
Nesse momento entrou o marceneiro, juntou todos e iniciou o seu trabalho.
Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira converteu-se num fino móvel.
Quando a marcenaria ficou novamente sem ninguém, a assembleia recomeçou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:

- Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o marceneiro trabalha com as nossas qualidades, ressaltando os nossos pontos valiosos.
Não pensemos apenas nos pontos fracos e concentremo-nos nos pontos fortes.

Então a assembleia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limpar e afinar asperezas e o metro era preciso e exacto.
Sentiram-se então como uma equipa capaz de produzir belos móveis da mais alta qualidade e uma grande alegria tomou conta de todos pela oportunidade de trabalharem juntos.

O mesmo ocorre aqui connosco. De uma forma ou de outra todos somos essenciais para fazer o grupo crescer, tornar-se forte e unido. Por vezes descobrimos qualidades e capacidades que nem nós próprios sabíamos possuir. Basta apenas estar disponível, pronto a participar e ajudar e acima de tudo procurar os pontos positivos de cada um em vez de olhar para os pontos fracos.


É muito fácil encontrar defeitos, qualquer um consegue fazê-lo. Mas encontrar qualidades...Isso é só para os sábios!!!



 
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response.
2 Responses
  1. Excelente oração que a Daniela nos trouxe ;)

    Dá gosto trabalhar num grupo assim :)

  2. gravatar Maria João

    adorei o texto!
    acho que o poderíamos ler cada vez que fossemos realizar uma nova actividade..!

    A união faz a força e o GJ já o provou!