Retiro 2009




Como jovens que somos: irreverentes, irrequietos, curiosos; sabemos a importância que tem um fim-de-semana dedicado à reflexão e oração sobre temas essenciais na nossa caminhada como cristãos. Como tal, o Grupo de Jovens não está alheio a esta necessidade e possibilita anualmente um retiro espiritual aos seus membros. Desta feita, o local escolhido foi um convento em Braga, local de bela paisagem que torna propício o convívio e bem-estar dos visitantes.

Dúvidas com que nos deparáramos todos os dias encontram nestes retiros espaço para serem expostas e esclarecidas. Através de cada palavra amiga, neste do fluxo de ideias entre todos os membros, damos um pequeno passo em frente na caminhada, na caminhada para sermos cristãos conscientes, esclarecidos nas suas inquietações e jovens respeitadores da vida.

Como sempre, a temática da amizade foi chamada a debate, sendo várias as actividades que tinham como pano de fundo o tema. Para questões mais religiosas tivemos o auxilio de dois padres: No sábado após o almoço, um padre residente no convento auxiliou-nos numa Lectio Divina, explicando-nos as etapas necessárias para uma leitura correcta dos textos sagrados. Pelas 19:00 realizou-se uma missa no convento presidida pelo segundo padre convidado. Já longa ia a noite e após um delicioso jantar, fomos presenteados por uma "sessão de esclarecimento" sobre temas gerais da igreja e em particular acerca da questão dos Santos: "Porque são cada vez menos?", tema bastante controverso. De salientar, a qualidade do discurso do Padre responsável pela igreja da casa de São João de Deus (Barcelos) que com os seus simples e engenhosos exemplos nos respondia a todas as questões, tendo sempre uma postura compreensiva e moderna face aos assuntos. No final da sessão, não poderia faltar a música "Onde Deus te levar", cantada por todos com muito sentimento e emocionando alguns.

Terminada a parte séria, os rapazes decidiram demonstrar os seus dotes artísticos e apresentaram numa grande sessão musical o novo hit: "Beckas, és tão boa", tendo a intenção de homenagear a sua fiel amiga Sandra Isabel aka Beckas. Como é óbvio ela gostou! E pediu mais... E nós demos! Cantando pela noite dentro o tão afamado hit.
Mais brincadeiras/parvoíces aconteceram até todos adormecerem para no dia seguinte, todos fresquinhos, finalizarmos o retiro com a leitura de um excerto do livro "Anjos e Demónios" de Dan Brown debatendo a temática religião/ciência e os conflitos inerentes.

Ficam aqui alguns momentos em foto:





Agora é a vossa vez de falarem! ;) Que balanço fazem deste retiro?


Se podíamos viver sem o GJ? Poder, podíamos... Mas não era a mesma coisa!!

 
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response.
7 Responses
  1. foi um retiro que teve os seus momentos, mas no seu combito geral foi muito agradavel e gostei da experiencia, voltaria a repetir (:

    abrço po pessoal da street ma niggas xD

  2. gravatar Anónimo

    devo dizer k foi um grande retiro, apenas lamentar a curta duraçao do mesmo!!! xte retiro n poderia ter sido melhor, na minha opiniao, visto k xtavamx entre colegas/amigos k juntos criam um ambiente de brincadeira/reflexao fantastico!!!

    e a k salientar k o 2º padre ficou maravilhado c o noxo grupo ;D gj rules!!!

    canto a parte da musica devo dizer k vcx (rapazx) tem um jeito natural pa ixo deviam investir.. ó kim devias dançar + vzx axim!!!!

    kisses peopple

    ax:beckitas :D

  3. gravatar Pisca

    "No final da sessão, não poderia faltar a música "Onde Deus te levar", cantada por todos com muito sentimento e emocionando alguns."

    Tás a falar certamente da parte em que a Mara quase chora porque sempre que tenta falar começam a cantar essa musica, certo?

    a versão "E a Mara não vai falar (...) não percas tempo" ficou sem dúvida um espectaculo

    Foi o primeiro retiro a que foi e adorei mesmo... parabens a todos os que participaram e fizeram dele aquilo que foi

  4. Simplesmente fiquei sem palvras :D Acho que conseguimos misturar os assuntos sérios com a brincadeira sem estragar as duas coisas, mas acho que isso é um talento natural que o GRUPO tem... Sem dúvida que gostaria de repetir isto todos os fins de semana!!!
    Já agora, quem é que tem as fotos? É que queria algumas...

    PS: A Beckas que aprenda a escrever porque ninguém a atende xD

    abraços,
    Xavier Sousa

  5. Xavier, as fotos serão amanhã colocadas no servidor do Grupo para que todos possam fazer o download das fotos e vídeos ;)

    Obrigado pelos comentários :D

  6. gravatar André Santos

    Bom retiro, tal como os outros que já participei, só foi pena não poder ficar até ao fim e o tempo não ter deixado realizar a minha actividade lúdica ;)

    estão de parabéns

    abraço

  7. gravatar Cátia

    Também gostei muito, embora só aproveitasse um terço do retiro :/